A personalidade influencia os sintomas no transtorno bipolar?

personalidade e bipolaridade

A personalidade é formada pela maneira como nos enxergamos, pensamos e reagimos ao mundo ao nosso redor. Ela se reflete na forma como lidamos com as diversas situações da vida, que estão em constante mudança. Embora a personalidade tenda a ser relativamente estável ao longo do tempo, pode apresentar mudanças graduais.

personalidade na bipolaridade

A personalidade e o transtorno bipolar

O transtorno bipolar afeta pessoas com os mais diversos tipos de personalidade, mas a personalidade, por si só, não altera os sintomas da doença. Os sintomas permanecem os mesmos. O que a personalidade influencia é a forma como esses sintomas se manifestam, muitas vezes intensificando determinadas características individuais.

Exemplos de como a personalidade influencia a manifestação dos sintomas

Por exemplo, uma pessoa naturalmente assertiva, com opiniões fortes e diretas, ao entrar em hipomania ou mania, pode se tornar ainda mais impositiva, interrompendo conversas, elevando o tom de voz e criando um clima tenso em interações sociais ou profissionais. Pode também assumir tarefas que não são suas, atropelando o espaço dos outros.

Já alguém mais reservado e discreto pode, durante um episódio de mania, tornar-se extremamente falante, invadindo o espaço pessoal dos outros e demonstrando um entusiasmo exagerado nas interações sociais. Por outro lado, pessoas que já têm uma tendência à irritabilidade podem se tornar ainda mais explosivas e intolerantes a qualquer contrariedade.

Mudanças radicais de comportamento na fase maníaca

Além disso, em alguns casos, a fase maníaca pode provocar mudanças radicais no comportamento. Uma pessoa introvertida e tímida, por exemplo, pode tornar-se desinibida e expansiva.

A grande diferença entre traços de personalidade e um episódio do transtorno bipolar é que, na personalidade, o padrão de funcionamento da pessoa é constante ao longo do tempo. Já durante uma fase da doença, há uma mudança significativa nesse padrão, indicando uma alteração do estado emocional e comportamental.

Deixe um comentário