A importância da parceria médico/psicólogo

médico psicólogo

A psicoterapia é recomendada como tratamento na grande maioria dos transtornos psiquiátricos. No transtorno bipolar não é diferente.

A ciência já demonstrou que na fase depressiva, em quadros de ativação leves a moderados, nos quadros mistos e na fase de manutenção, ela entra como parte importante do tratamento.

Na minha experiência clínica posso dizer que a parceria com psicólogos e psicólogas é fundamental por uma série de motivos.

Uma situação que vejo com frequência são familiares afirmarem que o paciente está bem agora, pois saiu do quadro de mania, mas na verdade o paciente está deprimido. Isso é uma situação muito difícil, às vezes, pois muitos pacientes estão de fato eutímicos, mas gostariam de estar com a energia da hipomania ou da mania. Essa diferenciação é muito importante e tem que ser avaliada sintoma a sintoma. Se há uma depressão, há necessidade de ajuste medicamentoso, sempre.

médico psicologo depressão

Adesão ao tratamento

A primeira questão é de extrema importância: comprovadamente, uma das maiores barreiras para o sucesso do tratamento é a adesão ao tratamento por parte do paciente. Ou seja, tomar as medicações corretamente, sem esquecer, e manter as rotinas e hábitos que são fundamentais para o sucesso do tratamento. Estando semanalmente com o paciente, o psicólogo reforça a importância da medicação e as rotinas de sono, alimentação, atividade física, entre outros.

médico psicologo adesão ao tratamento

Identificação de sintomas

Muitas vezes o paciente e seus familiares não conseguem identificar sintomas leves, principalmente se forem de ativação. O profissional que está toda a semana com o paciente consegue identificar mudança, orientar o paciente e avisar o médico. Isso é fundamental para que uma atitude rápida seja tomada evitando maiores prejuízos causados pela doença.

Efeitos colaterais

A parceria médico/psicólogo permite um melhor manejo dos efeitos colaterais das medicações.

Infelizmente, as medicações usadas para tratamento do Transtorno Bipolar causam efeitos colaterais em grande parte dos pacientes. A maior parte deles é passageiro. Um psicólogo que entenda da medicação e tenha acesso e bom contato ao médico prescritor pode ajudar a auxiliar a passar pela fase de efeitos colaterais sem deixar de tomar a medicação que está ajudando na estabilização.

Gatilhos

Uma atuação fundamental para o paciente que está estabilizado ou com poucos sintomas é na identificação dos fatores de estresse que podem ser “gatilhos” para uma desestabilização que pode ser tanto para mania, hipomania, depressão ou estado misto.

Durante a psicoterapia o paciente vai se conhecendo e ganhando habilidade para lidar com esses estressores, diminuindo assim o risco de recaídas.

Esses são apenas alguns dos muitos benefícios da psicoterapia no Transtorno Bipolar, mas, o que eu gostaria de ressaltar é que o tratamento do paciente é feito em equipe, e essa comunicação do médico com o psicólogo é fundamental para que ela funcione de forma harmônica.

médico psicologo estabilidade

Deixe um comentário