O transtorno depressivo maior ou depressão, também chamada de depressão unipolar, é um transtorno de saúde mental tem causas diversas abrangendo desde variações genéticas até traumas gerando alterações nas conexões entre neurônios que passam a funcionar aquém do normal.
Normalmente os sintomas mais comuns incluem sentimento de vazio, falta de interesse pelas atividades de rotina e mesmo pelas prazerozas, insônia e tristeza sem motivo aparente, pensamento de conteúdo pessimista, de culpa ou de menos-valia, pouca energia, que se mantêm por, pelo menos, duas semanas seguidas, e por isso é um dos transtornos psíquicos mais incapacitantes, já que a pessoa não consegue manter atividades rotineiras até como simplesmente se levantar da cama.
Por afetar mente e corpo, a principal causa da depressão ainda não foi completamente esclarecida, mas se sabe que está ligada com mau funcionamento de redes de neurônios, neurotransmissores, acontecimentos na infância, traumas e fatores genético hereditário. Desta forma, o diagnóstico da depressão maior é feito pelo psiquiatra entrevista psiquiátrica, para a partir daí ser recomendado o tratamento adequado.
Principais sintomas
A depressão maior pode apresentar inúmeros sintomas, devidos a um funcionamento cerebral abaixo do normal, como:
- – Tristeza a maior parte do tempo;
- – Perda do interesse ou prazer por quase ou todas as coisas;
- – Insônia ou sonolência;
- – Cansaço físico e mental;
- – Pensamento recorrente sobre morte ou suicídio;
- – Perda ou ganho de peso em excesso;
- – Perda de apetite e libido;
- – Sensação de vazio;
- – Pessimismo;
- – Angústia.
A dificuldade para dormir ao se deitar, é um sintoma clássico de ansiedade, que pode estar ou não presente na depressão. Veja outros sinais de ansiedade e como tratá-la.